Páginas

LinkedIn

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Lucro



A empresa ou negócio deve buscar a geração de valor em detrimento do lucro pelo lucro. E o lucro deve ser reinvestido na atividade, devendo ser consideradas as operações do negócio, bem como, despesas com Juros, Impostos, pró-labore dos sócios Administradores.
Vejamos quais são os tipos de lucro:
Lucro bruto – é o lucro obtido descontando-se o custo da mercadoria ou serviço vendido do seu preço de venda, incluindo as despesas comerciais e impostos sobre comercialização ou produção.
Lucro operacional – é o lucro obtido descontando do lucro bruto as despesas operacionais que viabilizam a realização do negócio.
Lucro antes dos Juros – Caso se queira verificar o impacto dos juros no lucro, quando se utilizar de capital de terceiros (bancos)
Lucro antes do imposto de renda – para se verificar qual o impacto dos imposto de Renda na lucratividade do negócio. No lucro presumido, presume-se um lucro de 30% o que nem sempre é verdade. O empresário deve analisar a possibilidade de se operar com lucro real, dependendo de sua margem de lucro, se for abaixo de 30% deve-se analizar os custos de implantação da contabilidade gerencial e do lucro real, se acima de 30% o presumido pode ser vantajoso. Mas ainda deve-se ter cuidado, pois a receita Federal, se achar que a empresa tem uma grande margem de lucro, ainda pode optar pelo lucro arbitrado, a ser definido pelo fiscal da receita.
Lucro líquido (Lucro real) – É o lucro utilizado para registro do Imposto de Renda, “Contribuição” (imposto)  Sobre Lucro Líquido – CSLL, PIS - Programa de Integração Social  e COFINS - Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.
Venho relembrar da importância da geração de valor para o negócio e para o cliente.
Do reinvestimento dos lucros para o desenvolvimento do negócio.
É importante buscar uma boa margem de lucro bruto e uma operacionalização eficaz do negócio, buscar taxas de juros atrativas, saber planejar os investimentos e evitar financiamento do capital de giro (pois as taxas de juros para giro são altas), planejar a possibilidade de aplicar a contabilidade gerencial, para operar com o lucro real e não com um lucro imaginário (presumido) que muitas vezes não condiz com a realidade do negócio.
Aguardo a colaboração em seus comentários.

Maxwel Barbosa é Administrador, inscrito no CRA-PB 4415, com experiências em elaboração e gestão de projetos, no setor imobiliário, setor gráfico, consultor em administração e negócios.