Alex Osterwalder, e uma série de outros autores editaram o
livro: Model Business Generation, que trata sobre um modelo de elaboração de uma
proposta de negócios.
Sua abordagem se baseia na elaboração de um quadro, chamado
de CANVAS, formado por 9 blocos, que ajudam a entender a proposta de valor de um
negócio.
Os nove blocos são:
- Nichos de mercado – quais clientes o negócio pretende atingir e qual o perfil destes clientes.
- Relacionamento com o cliente – Quais as formas de se relacionar com o cliente e demonstrar as vantagens do produto ou serviço, antes, durante e após a entrega do mesmo.
- Canais de distribuição do produto ou serviço – Como o seu produto ou serviço será distribuído e entregue ao cliente.
- Proposta de valor – o que o produto ou serviço entrega de valioso para o cliente.
- Fontes de receitas – Quais os valores ou custos os clientes estarão dispostos a pagar pelo produto ou serviço.
- Recursos chaves – Quais recursos são fundamentais para o desenvolvimento do negócio.
- Atividades chaves – Quais as atividades são vitais para o negócio.
- Parceiros chaves – Quem são os parceiros imprescindíveis para o desenvolvimento do negócio.
- Estrutura de custos – Quais os custos para se desenvolver o negócio. Máquinas, equipamentos, instalações, comunicação e outros.
Em uma construção colaborativa a equipe liderada por Ostenwalder,
disponibilizou esta ferramenta no site:
O eixo principal desta metodologia é a compreensão da
proposta de valor e do conceito de
geração de valor em contraposição a geração de lucro pelo lucro.
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Adm. Maxwel Barbosa
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