Páginas

LinkedIn

terça-feira, 26 de julho de 2011

Fomento a Produção, difusão e circulação de bens culturais.

É muito importante nosso papel neste sentido.

Organizar a produção, envolvendo os artistas na ocupação dos espaços de produção cultural.

Realizar a difusão da Arte produzida, através da mídia ou de exposição dos produtos em locais de grande circulação, servido o próprio produto como forma de divulgação.

Circular com as peças teatrais, shows musicais, pinturas, esculturas e tantos outros produtos, talvez seja o maior desafio neste Brasil de dimensões continentais.

Mas vamos, elaborando projetos, produzindo e colaborando com a difusão e circulação da Cultura Brasileira atravéz de nossas ações.

Saudações Culturais, até mais.

domingo, 24 de julho de 2011

Arte X Dinheiro: A Geração de Valor através da cultura


A percepção dos valores é fundamental para a construção de um produto, no nosso caso o Produto Cultural.
Tem um conceito de autor desconhecido que gostaria de citar:
"Três coisas fazem um produto, valor, preço e custo."
E gostaria de levantar algumas questões para comentarmos.
Como valorar as peças produzidas, valor para quem? Para o crítico de arte ou para o público em geral? Arte pela Arte ou Arte para o povo?
É preciso tomar esta decisão básica. Para quem se está produzindo Arte, quando se pensa em obter recursos financeiros, ou o reconhecimento da crítica, estas metas devem estar bem definidas e o público alvo deve estar claro na mente do artista.
Como precificar, definir um valor monetário para a peça, tomando como base o mercado em que se está atuando, as outras obras de arte com que se está concorrendo ou colaborando?
O preço depende do valor que o mercado está disposto a pagar pela obra; seu valor percebido; o custo de sua execução; e os objetivos do artista ao comercializar a obra.
Como quantificar os custos, tendo em vista que a atividade criativa não tem limites de possibilidades e que muitas vezes se dirpersa, tornando o custo incontrolável?
Tenha sempre o hábito de registrar tudo, controlar os gastos, desde um pequeno gasto, até os grandes gastos; o tempo da execução e as oportunidades recusadas para realizar esta ação. Um ponto muito importante é a institucionalização, a separação do espaço de produção artistica, dos outros espaços, criando um negócio a parte das atividades cotidianas.
Espero que através destes questionamentos possa contribuir para a geração de valor través da Cultura.
Conto com a colaboração e comentário de todos.

Saudações Culturais, até mais.

Convênio e a Administração de Parcerias Estratégicas

O Convênio é uma grande ferramenta para a viabilização de parcerias de médio e longo prazo, possibilitando a transferência de recursos entre orgãos do governo ou entre o governo e associações privadas sem fins lucrativos, o mesmo faz parte da família dos contratos Administrativos, mais no meio Jurídico não é considerado contrato.
Contrato representa interesses contrários, onde uma organização fornece certo tipo de produto ou serviço em troca do recurso financeiro.No caso do convenio, há interesse comum entre as partes envolvidas, em busca do mesmo objetivo. Normalmente as duas partes entram com recursos financeiros e/ou materiais.
O convênio é dividido em quatro fases:
  1. Elaboração - Onde é elaborado o projeto e são disponibilizados os recursos para a execução;
  2. Celebração - Quando se elabora o documento de Convênio, assinado por ambas as partes envolvidas;
  3. Execução - Tem início com a liberação dos recursos e termina com o relatório de execução do Objeto;
  4. Prestação de Contas - Pode ser solicitada a qualquer momento, na execução para a liberação das parelas e até 10 anos após a conclusão do Convênio.
O Administrador deve ter uma visão ampla do processo de Execução do convênio, não se limitando ao processo burocrático, mas tendo a clara definição das oportunidades que a boa execução traz. Agindo pautado no princípio constitucional da eficiencia para garantir a ambas as instituições participantes do convênio a melhor utilização dos recursos aplicados no Convênio e a boa utilização destes recursos pela sociedade.

Espero que possa estar contribuindo com este artigo para a realização de algum trabalho voltado para a execução de convênios.

Conto com a sua colaboração, comentários, críticas e sugestões são bem vindas.

Fontes de informação:
https://www.convenios.gov.br
http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/manual_de_convenios.pdf

domingo, 17 de julho de 2011

Seja bem vindo !!!

Este é o meu espaço virtual. Colocarei aquí, artigos de opinião, matérias que achar interessante, referências do meu trabalho.

Comentem e participem.
Vamos construindo e dialogando.

Até mais, boa visita.