Páginas

LinkedIn

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Os três critérios do questionamento.


Há algum tempo passei a usar três critérios para formular minhas perguntas e sobre a importância das respostas.
O primeiro deles. É verdade? Mas quem tem coragem de perguntar desta forma. O que pode levar o outro a pensar. Você acha que eu estou mentindo? Mas para encontrar a validação do critério da verdade não se deve concentrar a formulação da pergunta no outro, na pessoa que lhe apresentou a informação. Mas no fato, na fonte onde obteve esta informação, nas suposições de verdade, nas opiniões e nos pontos de vista.
O segundo critério é o da importância da informação. Deparamo-nos com vários tipos de informação e muitas destas informações são apenas amenidades, servem para distrair, divertir ou chamar atenção das pessoas para algo.
Podemos fazer a seguinte pergunta sobre a importância da informação. É importante? Mas temos de tomar o cuidado de não parecermos arrogantes, pois as pessoas têm interesses e objetivos diferentes. Você pode reformular esta pergunta e pensar. Como esta informação contribui com os meus interesses ou me ajuda a atingir os meus objetivos?
Temos ainda o terceiro critério, o da necessidade. Algumas vezes a informação é verdadeira, é importante, mas ainda não é o momento certo de transmitir a informação para a outra pessoa. Seja por que ela ainda não é necessária. Assim como alguém que acabou de tomar agua e não precisa de um copo de agua, pois já não tem sede, mas terá sede em breve. Assim é a necessidade de informação, existe um tempo certo. Há informações que causam impacto direto na vida das pessoas e há informações que são irrelevantes e desnecessárias, outras podem causar grandes mudanças, como um relatório que indica um resultado de uma empresa, a notícia de um acidente de grandes proporções, a chegada de uma visita especial. Pensando nestas questões podemos lançar algumas perguntas. É necessário? Esse é o tempo certo? Qual o interesse envolvido nesta questão?
Sejamos criativos ao elaborar nossas perguntas, levando em consideração o outro e os nossos objetivos ao ter nossas perguntas respondidas.
E poderemos assim ter as respostas certas com perguntas bem elaboradas. Respostas vindas da maior fonte de conhecimento da humanidade. A sabedoria.